Qual dedo se usa anel de noivado?

Descubra de uma vez por todas a maneira mais comum de se utilizar um anel de noivado.

Ainda que se trate de algo comum e usual, afinal o anel de noivado é uma tradição presente em todos os lugares, ainda existem muitas dúvidas sobre como utilizar o acessório. Grande parte deste questionamento ocorre devido às diferentes representações na cultura pop, como em filmes, livros, séries e novelas.

Antes de qualquer definição, é importante explicar que essa distinção se deve a um “abrasileiramento” das tradições, por aqui, o mais comum é a utilização de uma aliança amarela no dedo anelar da mão direita, que passa para a mão esquerda após o casamento.

No entanto, na tradição anglo-americana, comumente representada em filmes e seriados televisivos dos Estados Unidos, se utiliza um anel solitário com diamante na mão esquerda.

Porém, com essa dificuldade de definição nas informações, é cada vez mais usual os brasileiros criarem um meio-termo entre os dois modos. Ou seja, utiliza-se a aliança tradicional, mas também um anel solitário como aparador no mesmo dedo, ou seja, na mão direita durante o noivado, e na esquerda após o casamento.

Por que utilizar a aliança e o anel de noivado?

A adoção do anel de noivado juntamente com a aliança não se deve apenas ao desejo da noiva em contar com mais joias, mas sim a possibilidade de um momento único, o pedido de casamento de maneira surpreendente.

Ou seja, normalmente, ocorre da seguinte forma: o noivo prepara uma ocasião especial para o pedido de casamento, seja em uma viagem, jantar romântico ou qualquer outra ocasião pertinente ao casal. Nesse pedido ele presenteia a noiva com um anel de noivado, afinal, se trata de um solitário com diamante, não há muitas possibilidades para erro.

Caso saia tudo como planejado e após a surpresa e pedido romântico o casal esteja noivo, então, em comum acordo ambos podem escolher o modelo de aliança que agrade os dois.

Mesmo com a adoção do anel de noivado, os casais optam por adicionar a aliança à tradição devido à representatividade e simbolismo que a joia possui para a nossa cultura. Ou seja, se trata de um símbolo de compreensão mais simples das pessoas, tornando nítido a todos o compromisso selado.

Ainda assim, é importante salientar que não existe uma regra, são apenas tradições culturais que são completamente mutáveis, seja por gosto pessoal ou com o passar dos anos, quando a maioria passa a optar por outro modo.

Logo, ainda que o mais usual seja uma aliança dourada na mão direita durante o noivado e na esquerda após o casamento, qualquer um pode adicionar o anel de noivado à equação do casal sem problemas.

Agora que você já sabe melhor qual dedo e mão se utiliza o anel de noivado, confira as belas opções disponíveis na Toque de Joia, com uma série de modelos de alianças, mas também de anéis do tipo solitário. Com certeza você irá encontrar um modelo romântico que faz sentido para você e também para o seu amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima