Por que a semijoia fica preta e como cuidar?

Essa é uma dúvida que  paira na cabeça de muita gente: por que as semijoias oxidam e escurecem? E como evitar que isso aconteça? É por isso que viemos hoje falar desse assunto e esclarecer um pouco mais sobre esse processo que qualquer pessoa que use semijoias já passou.

Uma semijoia, assim como uma joia, é normalmente confeccionada com metal. A semijoia é uma joia não constituída de ouro maciço, ou seja, ela possui uma camada externa de ouro ou prata sobre uma base de material menos onerosa que o ouro (prata, bronze, latão, estanho ou zamack). Apesar do ouro e da prata serem metais nobres com excelente resistência à oxidação, o processo de oxidação acontece em todos os metais em maior ou menor velocidade, conferindo a eles aspecto turvo ou escurecido.

Ainda assim, com qualidade e quantidade de banhos que uma semijoia tenha em metal nobre, a durabilidade da peça pode aumentar muito e o custo/benefício torna-se incomparável.

Uma semijoia de qualidade pode durar muitos anos e em perfeito estado, tomando alguns cuidados simples, e é isso que vamos explicar melhor hoje. 

Por que uma semijoia escurece?

Uma semijoias pode oxidar quando submetida a determinados processos físicos e químicos, e essa oxidação deixará um aspecto escurecido na peça.

O que pode acelerar a oxidação da semijoia?

O processo de oxidação que escurece sua peça pode ser acelerado por diversos motivos. Contudo, esse processo pode ser evitado ou retardado com o bom uso e cuidados com a conservação da semijoia. Ainda assim, acessórios com muito tempo de uso podem acabar escurecendo apenas pelo contato com nossa pele e suor. 

Confira a seguir os fatores que causam a oxidação em semijoias:

Suor

O nosso suor não é apenas água, ele libera toxinas como o ácido úrico, que pode acelerar o processo de oxidação de sua semijoia. Porém, com a devida limpeza e manutenção de suas semijoias, esse escurecimento em sua peça poderá ser evitado.

Poluição

A poluição contribui com o acúmulo de sujeira em sua peça. Por tanto, fazer a limpeza periódica da peça com uma flanela e armazená-la corretamente, irá fazer toda a diferença.

Cosméticos

Produtos como sabonetes, perfumes e cremes podem acelerar a oxidação de suas peças. Por conta disso, indicamos que você evite passar esse tipo de produto no local onde usará a semijoia, ou pelo menos aplique esses produtos um bom tempo antes de colocar sua semijoia.

Mar e Piscina

A água do mar, devido a sua concentração de sal, pode ser prejudicial para sua semijoia. O mesmo acontece com o cloro da água da piscina. Portanto, mantenha sua semijoia longe desses dois ambientes.

Como evitar que as semijoias escureçam?

Antes de dar as dicas é super importante dizer que o mais importante é você fazer a escolha certa de onde comprar sua semijoia. Para que a peça não escureça rapidamente e você não se sinta enganado, você deve ter certeza de que sua semijoia foi submetida aos processos detalhados de banho.

  • Evite utilizar semijoias quando sabe que irá suar muito, como em atividades físicas;
  • Retire seus anéis de for usar produtos químicos para qualquer finalidade;
  • Se for passar cosméticos onde for usar a semijoia, tente aplicar o produto um bom tempo antes de colocar a sua peça;
  • Não entre no mar ou na piscina com suas semijoias;
  • Limpe suas peças periodicamente com uma flanela para retirar impurezas e resquícios de suor ou poluição;
  • Ao guardar suas semijoias, separe-as em saquinhos plásticos, isso irá proteger suas peças de sujeira e atrito.

Se está pensando em adquirir semijoias para você e sua família, como uma Pulseira de Pedras ou até uma Pulseira Infantil para sua pequena, dê uma passadinha na Toque de Joia e confira toda a delicadeza em nossas peças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima