Essa é uma dúvida que paira na cabeça de muita gente: por que as semijoias oxidam e escurecem? E como evitar que isso aconteça? É por isso que viemos hoje falar desse assunto e esclarecer um pouco mais sobre esse processo que qualquer pessoa que use semijoias já passou.
Uma semijoia, assim como uma joia, é normalmente confeccionada com metal. A semijoia é uma joia não constituída de ouro maciço, ou seja, ela possui uma camada externa de ouro ou prata sobre uma base de material menos onerosa que o ouro (prata, bronze, latão, estanho ou zamack). Apesar do ouro e da prata serem metais nobres com excelente resistência à oxidação, o processo de oxidação acontece em todos os metais em maior ou menor velocidade, conferindo a eles aspecto turvo ou escurecido.
Ainda assim, com qualidade e quantidade de banhos que uma semijoia tenha em metal nobre, a durabilidade da peça pode aumentar muito e o custo/benefício torna-se incomparável.
Uma semijoia de qualidade pode durar muitos anos e em perfeito estado, tomando alguns cuidados simples, e é isso que vamos explicar melhor hoje.
Por que uma semijoia escurece?
Uma semijoias pode oxidar quando submetida a determinados processos físicos e químicos, e essa oxidação deixará um aspecto escurecido na peça.
O que pode acelerar a oxidação da semijoia?
O processo de oxidação que escurece sua peça pode ser acelerado por diversos motivos. Contudo, esse processo pode ser evitado ou retardado com o bom uso e cuidados com a conservação da semijoia. Ainda assim, acessórios com muito tempo de uso podem acabar escurecendo apenas pelo contato com nossa pele e suor.
Confira a seguir os fatores que causam a oxidação em semijoias:
Suor
O nosso suor não é apenas água, ele libera toxinas como o ácido úrico, que pode acelerar o processo de oxidação de sua semijoia. Porém, com a devida limpeza e manutenção de suas semijoias, esse escurecimento em sua peça poderá ser evitado.
Poluição
A poluição contribui com o acúmulo de sujeira em sua peça. Por tanto, fazer a limpeza periódica da peça com uma flanela e armazená-la corretamente, irá fazer toda a diferença.
Cosméticos
Produtos como sabonetes, perfumes e cremes podem acelerar a oxidação de suas peças. Por conta disso, indicamos que você evite passar esse tipo de produto no local onde usará a semijoia, ou pelo menos aplique esses produtos um bom tempo antes de colocar sua semijoia.
Mar e Piscina
A água do mar, devido a sua concentração de sal, pode ser prejudicial para sua semijoia. O mesmo acontece com o cloro da água da piscina. Portanto, mantenha sua semijoia longe desses dois ambientes.
Como evitar que as semijoias escureçam?
Antes de dar as dicas é super importante dizer que o mais importante é você fazer a escolha certa de onde comprar sua semijoia. Para que a peça não escureça rapidamente e você não se sinta enganado, você deve ter certeza de que sua semijoia foi submetida aos processos detalhados de banho.
- Evite utilizar semijoias quando sabe que irá suar muito, como em atividades físicas;
- Retire seus anéis de for usar produtos químicos para qualquer finalidade;
- Se for passar cosméticos onde for usar a semijoia, tente aplicar o produto um bom tempo antes de colocar a sua peça;
- Não entre no mar ou na piscina com suas semijoias;
- Limpe suas peças periodicamente com uma flanela para retirar impurezas e resquícios de suor ou poluição;
- Ao guardar suas semijoias, separe-as em saquinhos plásticos, isso irá proteger suas peças de sujeira e atrito.
Se está pensando em adquirir semijoias para você e sua família, como uma Pulseira de Pedras ou até uma Pulseira Infantil para sua pequena, dê uma passadinha na Toque de Joia e confira toda a delicadeza em nossas peças!