Tipos de Pérolas: saiba quais são e entenda as diferenças

Cheias de elegância, as pérolas são delicadas e fascinam a humanidade por sua beleza. As joias reúnem elementos que são capazes de suscitar desejos, pois, somadas a um belo design, se tornam absolutamente irresistíveis.

De uma forma geral, pode-se diferenciar quatro tipos principais de pérolas: as naturais coletadas, as naturais cultivadas, as sintéticas shell e as sintéticas plásticas. As pérolas naturais são formadas por ostras e nascem do lento encapsulamento de grãos de areia que irritam seu corpo no interior da concha. Já as pérolas sintéticas passam por um processo industrializado. Confira os detalhes e curiosidades de cada tipo.

Colar em pérolas naturais de água doce, de cores rosa, negra e branca. Peças encontradas na Toque de Joia.

PÉROLAS NATURAIS

Lindas e exuberantes, as pérolas são as únicas joias do mundo que nascem e crescem dentro de um organismo vivo. As pérolas naturais se formam devido a um mecanismo de defesa da ostra. Quando há algum corpo estranho em seu interior (que pode ser um grão de areia, um pedaço de coral, ou mesmo parasitas) ela vai depositar sobre este corpo várias camadas de nácar, dando origem a uma pérola.

As pérolas naturais coletadas são bastante raras e difíceis de encontrar na natureza, por este motivo seu uso é restrito a joalheria, em virtude do alto valor de comercialização. Pérolas cultivadas são obtidas pelo mesmo processo, com a diferença de nascerem de uma base pré-formada colocada manualmente no interior da ostra. Assim não podem ser consideradas falsas.

Atualmente mais de 90% das pérolas naturais comercializadas são cultivadas. Sua beleza é similar e é muito difícil diferenciá-las das coletadas. Isto só é possível por especialistas, com exames de raio x ou partindo a pérola para medir as camadas.

Pérolas de água salgada

Pérolas de água salgada são criadas por ostras nos oceanos. São usadas desde a Antiguidade, e no passado a única forma de consegui-las era mergulhando em áreas perigosas, com concentração de tubarões e águas-vivas, arriscando a vida do buscador. Hoje em dia, as ostras são criadas em viveiros e o cultivo das pérolas é feito colocando uma base pré-formada no interior do molusco. O resultado é o mesmo do processo natural, tendo como diferença a interferência do ser humano, que induz o processo em vez e esperar que ele ocorra sozinho.

Pérolas de água doce

Pérolas de água doce são cultivadas em diversas espécies de mexilhões que vivem em rios e lagos. As pérolas de rio também podem ser produzidas com ou sem a intervenção do homem. O processo consiste em colocar um núcleo no molusco e aguardar que o animal se recubra de nácar até a formação da pérola, semelhante ao processo de formação da pérola de água salgada. Pérolas de água doce são mais acessíveis que as salgadas. Uma das razões principais é que os mexilhões são maiores e podem, assim, produzir mais pérolas por vez do que as ostras.

MADREPÉROLAS

A madrepérola, também chamada de nácar, é a capa interna cintilante da concha do molusco e é tradicionalmente usada na joalheria e na decoração de ambientes. Vale ressaltar que a madrepérola se refere a uma camada plana que forma a parte interna da concha de maneira rígida. Já as pérolas são compostas por camadas esféricas, produzidas pelos mesmos elementos do nácar.

O seu nome faz referencia à mãe da pérola, pois acredita-se que a pérola só é desenvolvida
após a formação da madrepérola.

Formatos Das Pérolas

As pérolas podem ser encontradas em diversos formatos que variam de acordo com o local de fixação do corpo estranho no interior do molusco. Pode ser:

  • Regular ou redondas: são as pérolas esféricas e simétricas, de cultivo mais clássico e de excelente reputação. Oriundas do Oriente, essas pérolas são as mais desejadas por serem as mais tradicionais. Seu valor é tanto mais alto quanto maior a simetria.
  • Irregular: são pérolas que não são completamente redondas, podendo ter formatos variados, como gota, botão e oval. São muito utilizadas e sua beleza provem justamente de serem exclusivas, por terem formatos únicos.
  • Barroca: são pérolas sem forma geométrica definita ou de formato bastante irregular. Possuem valor mais acessível e muito utilizadas em semijoias. Sua beleza está igualmente na singularidade de cada pérola.


PÉROLAS SINTÉTICAS

Além das pérolas naturais, é possível utilizar em semijoias as pérolas sintéticas, que possuem uma valor muitas vezes mais acessível, mas se de boa procedência, conferem também charme às peças.

PÉROLAS SHELL

A pérola Shell é uma imitação perfeita da pérola natural ou cultivada. São feitas a partir de um substrato de porcelana ou resina recoberto com um composto formado com o pó da parte interna da concha da ostra (madrepérola). Pela qualidade física e visual tem valor de mercado muitas vezes superior à pérola natural cultivada.

PÉROLAS PLÁSTICAS

A pérola sintética plástica é obtida por processo mecânico de injeção e pintura posterior, não utilizando nenhuma parte das pérolas naturais. São totalmente simétricas e seu valor comercial é bastante inferior a uma pérola natural. É muito comum algumas pessoas por não conhecerem o processo natural de formação das pérolas, optar por pérolas artificiais, especialmente por sua simetria. É também muito utilizada em bijuterias ou em semijoias que necessitam de pérolas cortadas.


CORES DAS PÉROLAS

As pérolas naturais possuem uma ampla variedade de cores, indo do branco ao champanhe e rósea, até cores mais escuras, como azul e negra.


Independente da cor ou formato, as pérolas são um fascínio para quem deseja elegância e beleza. Um clássico que se renova a cada estação e permite ser usado em variados estilos e diversas ocasiões, desde um lindo vestido até um jeans com camisa branca.

A Toque de Joia prioriza a utilização de pérolas naturais barrocas de água doce. Por se tratar de pérolas naturais cultivadas, costumam apresentar pequenas variações na cor e formato, o que as diferenciam uma das outras e tornam peças únicas!

DICA: Invista num modelo clássico, seja de um colar de pérolas ou brincos de pérolas naturais e garanta ter em seu closet um acessório eterno.

Pérolas apaixonam! Te convidamos a conhecer nossa coleção de pérolas! Desejamos encantar com nossas peças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima