Por que a Prata e o Ouro Escurecem? Saiba como prevenir.

Uma dúvida muito comum ao comprar uma semijoia é se irá escurecer com o tempo ou o uso. Muitos perguntam: ela vai ficar preta? Descubra como isto pode acontecer e as formas de conservá-las sempre lindas.

Saiba que a oxidação é um processo natural que acontece em todos os metais em maior ou menor velocidade, conferindo a eles aspecto opaco ou escurecido (preto). 

Isso ocorre a partir de uma reação das moléculas de metal com o oxigênio e pode ser acelerado através do contato com agentes químicos, ácido úrico (suor) e com a luz.

A prata e, mais especialmente o ouro, são metais nobres com excelente resistência à oxidação; por isto, são muito apreciados na indústria joalheira, tanto em peças maciças quanto em semijoias.

Apesar de utilizarem a mesma composição de ouro 18K em sua superfície, peças de ouro maciço tendem a ter uma resistência a oxidação maior do que as semijoias. Isto ocorre pela diferença do processo de produção.

A fabricação de ouro maciço produz uma superfície muito compacta a nível microscópico. As semijoias recebem o ouro por deposição, o que resulta em micro porosidades na superfície.  Estas porosidades é que permitem a maior oxidação. Portanto, as semijoias merecem um cuidado mais específico e especial, que aumente sua durabilidade e beleza.

Importante saber que com o uso, as semijoias  são submetidas a situações extremas para um metal: luz, calor, umidade, atrito, perfumes, detergentes e ácido úrico (suor). Em consequência, isto pode afetar a beleza de suas peças.

Veja abaixo os motivos mais comuns e saiba como prevenir.

Ácido Úrico

O ácido úrico é a causa mais frequente de oxidação das peças. Todas as pessoas o expelem naturalmente através do suor, em maior ou menor quantidade e em diferente grau de acidez. Assim, uma mesma peça pode oxidar mais rapidamente em uma pessoa que em outra.

Se você já notou que costuma ter esse problema, procure higienizá-las sempre após o uso, conforme as dicas abaixo. É recomendado ainda não utilizar semijoias em práticas de esporte, evitando oxidação acelerada.

Poluição do ar

A alta poluição no ar, comum em centros urbanos, é também um fator importante para oxidação de peças.

Isto ocorre especialmente por causa do enxofre presente no ar, provenientes da alta circulação de automóveis. Nesses locais, lave com maior frequência suas peças após o uso.

Produtos químicos

Produtos químicos usados no dia a dia podem acelerar o escurecimento da semijoia. Isso acontece, principalmente, pelos componentes presentes em produtos de limpeza, tinturas de cabelo, xampus, condicionadores, cosméticos e perfumes.

Um erro muito comum é borrifar perfume após já ter vestido suas peças. Sempre aguarde alguns minutos, após passar creme ou perfume, para vesti-las. 

Outra dúvida frequente é saber se é possível tomar banho com as peças. A água em si não representa nenhum problema, pelo contrário, a limpeza é fundamental para suas joias. Porém, os produtos de higiene (cremes, xampus, sabonetes) podem escurecer a peça.

Além disso, o cloro, em caso de piscinas, o sal da água do mar, bronzeadores e protetores solar são fatores que prejudicam a beleza das semijoias. Evite utilizar acessórios nessas situações. 

Lembre que semijoias são peças de adorno sensíveis, que necessitam de um cuidado especial, diferente de joias maciças. 

Por outro lado, por serem mais acessíveis, permitem maior variação de composições no dia a dia. Assim, uma dica adicional para a durabilidade de suas peças é alternar o uso durante a semana.

Cuide bem de suas peças com as dicas abaixo e venha conhecer a Toque de Joia.


COMO MANTER SUA SEMIJOIA LINDA:

  • Ao utilizar cremes, maquiagens, perfumes e spray de cabelo, aguarde pelo menos 3 minutos antes de colocar sua peça.
  • Não utilize suas peças no chuveiro, praia, piscina e serviços domésticos e/ou contato com qualquer produto químico. A água salgada ou o cloro tornam a superfície da semijoia opaca.
  • Evite o uso em atividades propensas a arranhões, choques mecânicos e quedas.
  • Não utilize semijoias ao praticar atividades físicas.
  • Não utilize as semijoias para dormir.
  • Guarde suas peças separadas umas das outras para que não risquem, e preferencialmente ao abrigo da luz em recipiente limpo e seco.
  • Mantenha longe de embalagens com colas, tinturas fortes ou perfumes. Para ajudar no armazenamento correto, todas as peças enviadas pela Toque de Joia são embaladas individualmente em um saquinho de cetim, apropriado para conservá-las sempre lindas e protegidas.
  • Em regiões de muito calor ou umidade lave sempre suas peças logo após o uso e seque-as bem.
  • DICA IMPORTANTE: procure sempre variar suas semijoias ao longo da semana. Evite utilizar a mesma peça diariamente, pois isso acelera a oxidação, os riscos de atritos e seu desgaste natural.

COMO LIMPAR SUAS PEÇAS:

Para limpeza e manutenção de suas semijoias, lave-as com frequência e utilize apenas água e sabão neutro, secando muito bem logo em seguida. Em caso de escurecimento da peça, utilize flanela abrasiva, própria para esta finalidade, encontrada em lojas especializadas ou escolha um pano macio que não possa riscá-las. Lustre-as bem até retomar o brilho.

É muito importante acrescentar que você deve ter o cuidado de fazer a escolha certa de onde comprar suas semijoias.

Existem diferentes qualidades e espessuras de banho. Certifique-se de que sua peça tenha banho reforçado de ouro 18K com ao menos 3 milésimos de camada. Semijoias com ouro de baixo quilate ou com banho muito fino se deterioram mais rapidamente.

A Toque de Joia utiliza um banho nobre de Ouro 18k ou Ouro Branco (Ródio), com várias camadas, sempre acima de 3 milésimos, o que garante o brilho e a qualidade da sua peça. Além disso não utiliza NÍQUEL em sua fabricação, o que diminui significativamente as chances de alergia.

Que tal conhecer a Toque de Joia? Aproveite o cupom BLOGTQJ para um desconto de 15 reais em uma compra a partir de 100 reais em produtos. Te esperamos por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima