Como guardar joias sem estragar?

Como guardar as joias sem estragar?

Confira algumas dicas para preservar os seus acessórios que vão além do convencional porta-joias.

Quando se trata de guardar os seus acessórios, a opção mais usual é o tradicional porta-joias, no entanto, somente o item não costuma ser o suficiente para manter o brilho das suas peças sempre como novas.

Dado que as joias são muito importantes e representam um valor considerável, seja em relação ao investimento ou apego emocional, confira abaixo algumas dicas para preservar a beleza dos acessórios armazenando-os da maneira correta:

Não utilize sacos plásticos

A primeira dica é do que não fazer, no caso, armazenar as suas joias e acessórios em sacos plásticos, isso porque o ambiente deste confinamento mantém a umidade nas peças e propicia a ação de oxidação.

Ou seja, caso seja imprescindível armazenar as joias em sacos plásticos, faça isso o mais breve possível, utilizando alternativas que removem a umidade, como os famosos saquinhos de sílica em gel.

Separe as joias em sacos de papel

Caso a opção seja armazenar as joias em saquinhos para evitar o contato entre os acessórios, que criam riscos e retiram o brilho da peça, uma excelente alternativa e que propicia a circulação de ar, reduzindo a umidade, é o saco de papel.

Normalmente esses sacos de papel podem ser adquiridos em lojas de embalagens nos mais diversos tamanhos e formatos, se adequando a necessidade de cada peça.

Recorra às camadas de papel toalha

Uma alternativa mais prática ao saco de papel para quem deseja uma solução simples e rápida são as toalhas de papel, que podem ser utilizadas em camadas para manter as joias afastadas na hora de armazená-las, evitando o contato que causa o desgaste e reduz o brilho. 

Faça um porta-joias em uma gaveta

Outra solução prática para quem deseja criar um porta joias para as peças menores, como anéis, alianças e brincos, é recorrer a uma gaveta para tal solução.

Neste caso, basta cortar uma espuma que caiba no fundo da gaveta, e fazer alguns pequenos furos para caberem as peças. Se a intenção for criar um acabamento mais fino, basta adicionar uma camada de algum tecido felpudo, como o tradicional veludo.

Uma dica extra para esse porta-joias de gaveta é não colar a espuma no fundo, para que assim você possa remover e limpar, assim como resgatar alguma peça que possa cair.

Perdure os colares com cabides

Por fim, uma dica valiosa para armazenar os colares é pendurá-los em cabides, assim você evita que os acessórios fiquem enroscados ou embolando, e ainda facilita a visualização na hora de procurar as joias.

Os cabides com os colares podem ser colocados no guarda roupas ou até mesmo na parte externa, como na penteadeira ou na parede.

Agora que você já sabe como guardar as suas joias para mantê-las sempre como novas, para esbanjar todo brilho e beleza dos acessórios, confira os modelos disponíveis na Toque de Joia, com opções que vão desde os tradicionais relicários e pulseiras de pedras até os sofisticados chokers.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima