O QUE SÃO PEDRAS NATURAIS, SINTÉTICAS E CRISTAIS ARTIFICIAIS?

Para valorizar uma semijoia fina e entender a diferença e sua superioridade em relação a bijuterias, é importante saber distinguir pedras naturais das pedras sintéticas ou artificiais. Confira essas dicas!

As pedras embelezam, encantam e são largamente utilizadas em joias e semijoias! Existem muitos tipos de pedras preciosas com diferentes cores, formatos, brilhos e valores. Elas podem ainda ser naturais ou sintéticas. Mas como diferenciá-las? Leia essas dicas para fazer a escolha certa!

peDRAS NATURAIS

As pedras naturais foram formadas há milhares de anos e são extraídas da natureza por processos de mineração. As pedras utilizadas na joalheria são apreciadas pela beleza e raridade, o que lhes confere valor diferenciado no mercado.

Para serem utilizadas em uma joia ou semijoia de qualidade, as pedras naturais são selecionadas, cortadas e lapidadas em processos geralmente manuais, que envolvem tempo, equipamento apropriado e técnica.

Saiba que cada pedra pode levar mais de 5 horas de trabalho manual para a lapidação. Desta forma, constituem peças únicas, e, portanto, exclusivas.

Ametista pedra natural brasileira

Manchas em pedras naturais são defeitos?

O valor de uma gema, sempre foi determinado pelo tamanho, formato, composição mineral, qualidade da cor (dentro dos padrões esperados), qualidade da lapidação e pureza.

Porém, com o enorme crescimento do uso de pedras sintéticas no mercado, gradativamente tem-se passado a apreciar as manchas e inclusões das pedras naturais como forma de diferenciação das falsificações.

Em países como a Alemanha, pequenas manchas e inclusões são qualidades valorizadas nas gemas até na alta joalheria.

Sendo assim, entende-se que manchas e inclusões não são defeitos, mas características que podem aumentar ou diminuir a beleza de uma pedra conforme as características destas inclusões e conforme a percepção do observador.

pedras sintéticas

As pedras sintéticas são cópias de pedras naturais, que utilizam normalmente vidro, corantes e materiais plásticos na sua composição. São manipuladas em laboratório.

Os plásticos são muito utilizados em bijuterias, em função do valor mais acessível, sendo pouco aceitos em semi joias.

Já os vidros se dividem em dois grupos: os lapidados à mão e os injetados em equipamentos automáticos. Apenas os lapidados à mão costumam ser utilizados em semijoias de qualidade aceitável.

As pedras fusion são um exemplo bastante utilizado em semijoias, resultado do processo produzido em laboratório da fusão de zircônias com fragmentos ou pó das pedras verdadeirasPorém, não são pedras naturais.

Pedras sintéticas normalmente não possuem a mesma resistência de uma pedra natural e possuem cores sempre homogêneas, não apresentando inclusões. Esteja sempre atento para diferenciar as pedras naturais de sintéticas.

Fique atento, pois há muitas lojas que utilizam o nome das pedras naturais para se referir às pedras sintéticas. Esta não é uma prática correta e deve ser alertada ao consumidor na descrição do produto, pois pode ser eventualmente confundido com uma pedra natural.

CRISTAIS ARTIFICIAIS

Os cristais artificiais mais comuns são as zircônias e os cristais espelhados de marcas como Swarovsky. As zircônias, apesar de serem sintéticas, possuem dureza e brilho que as tornam substitutas eficazes do diamante na semijoia.

Atualmente as zircônias têm sido utilizadas também em joias de ouro maciço, ela é cravada às peças, tal qual os diamantes e tem durabilidade e brilho de qualidade desejáveis. Os demais cristais sintéticos costumam ser utilizados em bijuterias e em algumas semijoias.

Bijuterias utilizam o strass  que é uma pedra artificial feita de vidro ou acrílico que tem sua base revestida de metal para dar mais brilho a pedra, sendo mais barata do que a zircônia e com a beleza e durabilidade bem inferior.


As pedras naturais brasileiras merecem um destaque especial nas coleções da TOQUE de JOIA.

Sua cor única e seus traços específicos se fundem com a criatividade da equipe, através de projetos que traduzem a tendência da moda e o bom gosto para mulheres que entendem que os acessórios são parte imprescindível no seu visual!

Quer conhecer mais sobre a pedra natural Ametista, muito utilizada na coleção da Toque de Joia? Então leia nosso post!

Ficou com alguma dúvida? Pergunte abaixo que nós esclarecemos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima