Você sabe Qual é O significado Da Pedra Ametista?

Se você gosta de admirar pedras naturais, com certeza conhece a ametista. Ela é uma das pedras preciosas mais famosas do mundo. De cor violeta, variando desde tons mais claros até mais escuros, essa pedra é muito desejada por sua beleza, mas também por ser relacionada a vários significados espiritualistas e místicos, de cura e proteção.

AS ORIGENS DA PEDRA AMETISTA

De origem grega, o nome ametista ou amethystós, é uma referência a “não estar intoxicado”, ou “não estar bêbado”. Acredita-se que o povo da Grécia Antiga usava a pedra ametista para evitar que uma pessoa que ingerisse álcool ficasse embriagada.

Ainda segundo a Mitologia Grega, o deus Dionísio, após sofrer um insulto, decretou que a primeira pessoa que passasse por ele seria lançada aos seus tigres. A caminho do templo de Artemis, a jovem Ametista foi desta forma atacada pelos tigres. A deusa Artemis, com pena da moça, transformou-a em um cristal transparente. Então arrependido, Dionísio derramou sobre o cristal um cálice de vinho, tornando-o violeta.

Mas não foi na Grécia Antiga que ela foi usada pela primeira vez. A pedra ametista já estava presente em acessórios e adornos do povo egípcio, e foi vista em vários períodos históricos, sempre usada pelas monarquias ou por quem possuía grandes riquezas. Em museus como o Louvre na França, você poderá visitar uma ala repleta de joias desta época, sendo que as de ametista se destacam por sua rara beleza.

Hoje a ametista pode ser encontrada em alguns lugares no mundo, mas as principais jazidas estão no Brasil, em Madagascar e no Uruguai. O município de Ametista do Sul (RS) é considerado a Capital Mundial da Pedra Ametista, tendo sua economia baseada na extração e beneficiamento dessas gemas.


A AMETISTA E SEUS SIGNIFICADOS MÍSTICOS

A cor violeta é a cor da transmutação. É carregada de luz, inspiração, intuição e espiritualidade.

Sendo assim, a ametista é considerada a pedra do esclarecimento, sabedoria, proteção e equilíbrio.

Traz efeitos terapêuticos para quem a usa, permitindo o equilíbrio mental, regulação do sono, do metabolismo e do pensamento, transmutando energias negativas em positivas.


COMO USAR A AMETISTA NO DIA A DIA

A ametista chama a atenção por sua coloração violeta, que varia de tons claros, quase transparentes, até um lilás intenso, se aproximando do roxo. Ela trará destaque na sua produção, ficando linda quando usada em looks monocromáticos ou fazendo contraste com amarelos e laranjas.

Aposte como destaque em seu look
Anéis em Ametista disponíveis na Toque de Joia

Para produções mais elaborados, vale apostar nos conjuntos. Mas alguns cuidados devem ser tomados. Busque o equilíbrio na hora de escolher as peças, combinando um brinco de ametista maior com uma pulseira, ou um colar de ametista chamativo com um brinco menor, e mesmo um anel chamativo usado com um brinco. Esse equilíbrio garante a elegância, evitando que você fique com um visual carregado.

Para uma composição mais discreta, prefira peças menores, como brincos pequenos, destacados pela pedra ametista. Se esta não for sua intenção, abuse de peças maiores, fazendo composições com brilho ou outras pedras.

Leve em consideração sua personalidade

Antes de seguir qualquer dica de estilo, seja para roupas ou joias, leve em consideração sua personalidade. É importante sentir-se bem com o que estiver usando e que as peças transmitam realmente quem você é.

Descubra vários modelos de semijoias finas com ametista em nossa loja online Toque de Joia. Você vai se apaixonar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima